FINGER 2

     Acionador digital desenvolvido para ser instalado em conjunto com um aquecedor de passagem. Pode ser programado para manter a temperatura da água entre 21ºC e 40ºC, ou seja, o usuário pode escolher a temperatura mais agradável.
     Aciona (liga e desliga) uma motobomba de até 1,5 CV (1150W). Possui um elegante painel de controle com tecnologia que elimina o risco de choque elétrico.
finger2_painel

  Painel Digital com teclas e bordas iluminadas, resistente à água e à prova de choque elétrico, ideal para ser instalado na borda da banheira.


  Fonte de alimentação com dupla isolação, o que evita a possibilidade de choques elétricos.

caixa_FINGER-2+

sensor-nível-R

  Sensor de nível capacitivo, evita danos à motobomba caso falte água na banheira.


– Painel digital resistente à água, antichoque, com teclas e bordas iluminadas;

– Possibilita fixação na borda da banheira ou na parede;

– Compacto e prático;

– Fonte do acionador proteção IP 24 ,e dupla isolação evitando a possibilidade de choque elétrico;

– Sensor de temperatura;

– Quando instalado em conjunto com aquecedor de passagem, a temperatura ideal da água pode ser programada;

– Disponível em:

  • 127V
  • 220V

– Aciona um motor de até 1,5 cv (1150W);

– Sensor de nível capacitivo.

COMPOSIÇÃO DO EQUIPAMENTO

 

Qt.DESCRIÇÃOPESO – Kg
01Fonte do Acionador0,400
01Painel de controle digital0,115
01Sensor de nível0,075
01Porca para o painel0,012
01Manual de instruções0,035
01Sensor de temperatura0,015


*ATENÇÃO!*
A tensão de alimentação e potência do seu acionador estão marcadas na etiqueta da fonte do acionador.

1.0) INSTALAÇÃO E SEGURANÇA ELÉTRICA

Ligue o acionador ao quadro de distribuição de energia do imóvel, utilizando um circuito exclusivo para o mesmo, sem emendas, para distâncias de no máximo 20 metros se pode utilizar as características especificadas abaixo:

TENSÃOPOTÊNCIA DO MOTORFIOSDISJUNTOR
220 V01 motor de 1150W02 mm²16 A
127 V01 motor de 750W02 mm²16 A

Caso essa distância seja ultrapassada, utilize condutores de alimentação (fios) com seção transversal superior a recomendada como mínimo.
A NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão) determina a instalação de um disjuntor DR exclusivo para o circuito do acionador, com corrente diferencial de 30 mA e corrente nominal conforme consumo do circuito.
É recomendado instalar um disjuntor entre o acionador e a motobomba. Siga a recomendação do fabricante da motobomba para saber qual a potencia do Disjuntor a ser utilizado, pois, se houver pane na motobomba, seu acionador e sua segurança estarão protegidos, para mais detalhes confira a Figura 05.
O acionador sai de fábrica configurado em 220 V. Se a tensão da motobomba e da rede for de 127 V, ajuste a chave seletora que se encontra na fonte do acionador. Antes de ligar a motobomba ao acionador, faça uma ligação direta e teste o funcionamento da mesma para verificar se não está travada. Antes de ligar a motobomba ao acionador, faça uma ligação direta e teste o funcionamento da mesma para verificar se não está travada.
Se a motobomba fizer ruído de rolamento, poderá ocasionar um aumento de corrente elétrica, podendo danificar o sistema de acionamento da motobomba. Neste caso é aconselhável levar a motobomba para revisão e conserto.
O Fio Terra deverá ser sempre aterrado conforme norma NBR 5410. Nunca instale o acionador sem ligar o Fio Terra.
IMPORTANTE: instalar o acionador e a motobomba em local de fácil acesso, ventilado e que não receba água externa direta (chuva, etc.).


2.0) INSTALAÇÃO DO ACIONADOR

A instalação do Finger 2, é efetuado conforme a Figura 01.
1. Fonte do Acionador;
2. Cabo de alimentação;
3. Cabo de alimentação da motobomba;
4. Motobomba;
5. Sensor de nível de água;
6. Painel de controle do acionador;
7. Bocal de saída do jato de água;
8. Bocal de captação (sucção) de água da banheira;
9. Piso de apoio da banheira;
10. Banheira de hidromassagem;
11. Sensor de temperatura;
12. Aquecedor de passagem (opcional);
13. Entrada do aquecedor – água fria;
14. Saída do aquecedor – água quente;
15. Parede de alvenaria.


3.0) PAINEL DE CONTROLE

O acionador Finger 2 oferece praticidade e simplicidade ao usuário, podendo operar o sistema facilmente.
Para instalação do Painel de Controle proceda conforme a Figura 02. Com auxílio de uma serra copo de Ø44 mm faça um furo passante na borda da banheira (Item 3) que seja próximo a fonte do acionador, remova as rebarbas, insira o cabo e o painel de controle (Item 1) e anel de vedação (Item 2), rosqueie a porca de fixação (Item 4), verifique o perfeito assentamento do anel de vedação. Para finalizar, conecte o conector do painel ao conector da fonte do acionador e proteja a junção com fita isolante.


3.1) Funções do Painel de Controle

As funções do painel estão dispostas na Figura 03.
1. Tecla – Liga e desliga o acionador (modo Stand-by);
2. Teclas Aquecedor – Programam a temperatura da água;
3. LED – indica se a motobomba está ligada;
4. Display – Mostra temperatura atual.


3.2) Instalação do Sensor de Temperatura

Deve ser feito um furo de 5,5 mm no cano de captação de água. Ao rosquear o sensor de temperatura deve ficar atento para não torcer os fios do sensor, afim que não seja danificado ou que afete sua vida útil. A vedação da tubulação após a instalação do sensor, deve ser bem feita, usando silicone neutro ou cola similar.


3.3) Ajuste de Temperatura

O acionador Finger 2, quando instalado em conjunto com um aquecedor de passagem, pode ser programado para manter a temperatura da água entre 21ºC e 40ºC, ou seja, o usuário pode escolher a temperatura que julgar agradável.

PARA AJUSTAR A TEMPERATURA SIGA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR:
Ligue o acionador;
Ajuste a temperatura desejada pressionando uma das teclas “Aquecedor” aumentando ou diminuindo a temperatura programada;
Quando pressionada a tecla “Aquecedor” o display deixa de indicar a temperatura real da água na tubulação e passa a mostrar a temperatura programada;
Aproximadamente dois segundos após o último toque na tecla “Aquecedor” o display volta a indicar a temperatura real da água. Para desligar o aquecimento programe a temperatura abaixo de 21ºC ou abaixo da temperatura real da água.


4.0) INSTALAÇÃO DO SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA

A instalação do Sensor de Nível de Água, é efetuado conforme a Figura 04. Encontre um local sem umidade para a fixação do sensor de nível, na mesma altura dos jatos de água da banheira, em um local que se tenha acesso por meio da caixa de inspeção.
Limpe bem o local de instalação e, para a fixação do sensor de nível, deve-se aplicar silicone neutro ou outra cola similar de boa qualidade.
OBS.: não aplique uma camada de cola muito espessa entre o sensor e a parede da banheira, pois isso causa o mau funcionamento do sensor.


4.1) Calibragem do Sensor de Nível de Água

O sensor de nível sai com ajuste de fábrica mas, devido a espessura da banheira, em alguns casos, pode ser necessário seu ajuste.
Com a chave de fenda de 3mm, gire o TRIMPOT no sentido horário para diminuir a sensibilidade e no sentido anti-horário para aumentar.
Ajuste de forma que, com a banheira vazia, o LED fique apagado e com a banheira cheia, o LED acenda indicando a presença de água.

*ATENÇÃO!* O ajuste do TRIMPOT deve ser feito por pessoas qualificadas.

Baixe o manual do Aquecedor Finger 2


Adquira seu Finger 2

Produtos similares

Você acabou de adicionar este produto ao carrinho: